terça-feira, 25 de outubro de 2011

COMUNICADO


E. M. João Nepomuceno

Comunicado
      Comunicamos aos senhores pais ou responsáveis que dia 28/10/11 (sexta-feira), haverá aula com horário de segunda-feira. Informamos ainda que não haverá aula nos dias:
31-10-11 (segunda-feira)
01-11-11 (terça-feira)
02-11-11 (quarta-feira).

OBS: Nos dias 03 e 04 de novembro haverá aula normal
A Direção

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Música sobre o Bullying


Palestra e Teatro sobre o "Bullying"


Teatro e palestra sobre Bullying

  No dia 11/08 a Escola Municipal João Nepomuceno, realizou a comemoração do dia do estudante com uma palestra da Vereadora Profª. Rose sobre o Tema: “Bullying, eu não pratico!”. Após a palestra da vereadora, os alunos assitiram, cantaram e interagiram com o “Grupo Ponto de Cultura Curumins na Mata” sobre o mesmo tema.




terça-feira, 9 de agosto de 2011

AÇÃO SOCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO NEPOMUCENO

  Na escola municipal João Nepomuceno foi realizada uma acão social da escola viva com várias parcerias durante a manhã do dia 02 de julho de 2011. Entre as atividades realizadas podemos citar:
- Banda da policia militar;
- Corpo de bombeiros;
- Igreja Presbiteriana- "King's Voice";
- Veterinário;
- Enfermagem;
- Agrônomo;
- Manicure;
- Corte de cabelo;
- Emissão de carteira de trabalho;
- Atividades recreativas;
- Karatê e informática.


FESTA JUNINA 2011



segunda-feira, 6 de junho de 2011

PALESTRA SOBRE "BULLING".



CAMPO GRANDE-MS, 06 DE JUNHO DE 2011
EM JOÃO NEPOMUCENO
Senhores pais ou responsáveis

  Convidamos os Senhores Pais ou Responsáveis a participarem da palestra com a senhora Magally Picarelly sobre um tema atual e polêmico: “BULLING”, que será realizada no dia 08/06/2011 (4° feira) das 7h50m às 9h.

A Direção

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROJETOS DA ESCOLA ( REME)

CORAL

A escola municipal João Nepomuceno, oferece aos alunos e crianças da região o curso de CORAL. A quem tenha interesse em participar, compareça a escola nos seguintes horários:

- Terça-feira: 13h00min às 14h: 30 min;
- Quinta-feira: 9h30min às 11h00min.

Projetos REME




BALÉ

A escola municipal João Nepomuceno, oferece aos alunos e crianças da região o curso de BALÉ. A quem tenha interesse em participar, compareça a escola nos seguintes horários:

- Terça-Feira: 09h30min às 11h30min;
- Terça-Feira: 15h30min às 17h30min

Projetos da REME

XADREZ










  A Escola Municipal João Nepomuceno através do Projeto Esporte Escolar da REME, está oferecendo para os alunos e para as crianças da região o treinamento de xadrez. Para quem tenha interesse em participar, compareça a escola nos seguintes horários:
  •  Quarta-feira: manhã, 09h00min às 10h55min;
  •  Sexta-feira: tarde, 13h00min às 14h45min.

terça-feira, 10 de maio de 2011

AVISO


CAMPO GRANDE-MS, 09 DE MAIO DE 2011
EM JOÃO NEPOMUCENO
Senhores pais e responsáveis

    Convocamos a presença dos pais ou responsáveis legais, a comparecer nesta Unidade Escola dia 10/05(3ª feira), no período em que os alunos estudam, às 8:h e as 14 horas. Neste dia haverá reunião com a diretora e entrega de boletins do 1° bimestre.
    A presença de todos é indispensável, pois os professores estarão à disposição nesses horários para orientar e tirar duvida.
    Lembrem-se: “E obrigação dos pais ou responsável acompanhar a freqüência e o aproveitamento escolar”. Art. 98, inciso II do Estatuto da Criança e do Adolescente e enquadrado no Art. 129 desta Lei. A falta pode configurar “Abandono Intelectual” (Art. 246 do código penal).
   Obs.: Os alunos serão dispensados nos seguintes horários: Matutino 9h e Vespertino 15h.   
   Maiores informações ligar: 3314-3771                               A direção

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEMANA DA FAMÍLIA NA ESCOLA


SEMANA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Tema: Família X Escola = Sucesso.
O sucesso escolar depende também da união família - escola.
Ações:
01 – Realizar um dia de integração da família na escola com: gincanas, danças, apresentações culturais, oficina de origana e artesanato, karate, coral, atividades na sala de informática ornamentação do jardim da escola.
02- Exposição de fotos dos Projetos e Programas da escola, de trabalhos da Escola Aberta.
03 - Apresentação de slides no data show, músicas gospel por alunos.
Dia: 28/04/2011
Horário: mat - 9h 30mim às 11h 10mim
vesp – 15h 30mim às 17h 10 mim.

O nome da escola


PATRONO
O primeiro morador do rocio da atual cidade de Campo Grande, foi o poconeano João Nepomuceno da Silva, soldado egresso da Guerra do Paraguai. Encontrou-se com ele, Maria Abranches, em Nioaque, mulher aventureira, dessas que acompanha os soldados em suas andanças em operações de guerra. Essas mulheres tiveram papel preponderante na guerra, servindo de enfermeiras, cozinheiras e companheiras dos soldados nos acampamentos e hospitais de sangue.
Nepomuceno conheceu Maria Abranches e foi tomado de amores por ela. Abandonou ambos, a coluna expedicionária ao término da guerra e resolveram correr mundo, conhecer novas terras.
Segundo crônicas de Campo Grande antigo, Nepomuceno era alto, magro, introvertido, calado, mas, irrequieto e nômade. Ela, aventureira, gorda, baixota, expansiva, bondosa, alegre e trabalhadeira. Hospedava com cara alegre oferecendo pouso e alimentação aos boiadeiros e viajantes que por ali passavam em demanda ao Paraguai ou aos retirantes oriundos da Retirada da Laguna.
Tomaram ambos, o caminho, possivelmente das Minas Gerais, passando pela região dos “Campos Grandes”. Atraídos pela fertilidade do solo e a amenidade do clima, aqui ficaram e fincaram o primeiro casebre e fizeram a primeira roça. Rancho de pau-a-pique, folhas de palmeira e chão batido. Folha de buriti, por certo, que palmeiras ainda existentes nas margens do arroio “Prosa e Segredo”.
Nepomuceno assim procedeu, porque além de ser caboclo “vira mundo”, receava vingança, pois entrara em desavença com os moradores da região da Salobra.
Este histórico defende um lugar ao sol para o edificador do primeiro rancho e aquele que lançou a primeira semente fecundada em terras campo-grandenses. João Nepomuceno e Maria Abranches, um casal de aventureiros, mas que abrindo um clarão nesse vazio demográfico de mais de cinqüenta léguas em torno, abrangendo Miranda, Camapuã, Nioaque e Paranaíba, derrubando matas, pondo roça e tendo fecundado a terra com o suor dos seus rostos, plantaram um marco inicial da futura capital de Mato Grosso do Sul.
 Ulisses Serra diz: “Dever de consciência, dever de edificação cívica, rememorar-se aqueles dois solitários das margens do Prosa e do Segredo.” 
Eis porque JOÃO NEPOMUCENO, com muita justiça é nome da Escola. Segundo o historiador José Ribeiro Sá Carvalho, Nepomuceno morreu tuberculoso em Araxá-MG.
(Texto de Otávio Gonçalves Gomes, publicado no Jornal “Correio do Estado” de 25-26/02/78, p. 06)